Relacionamento Interpessoal

Você sabe a importância do relacionamento interpessoal na sua vida pessoal e profissional? Você sabe o que isso significa? Veja as dicas abaixo e aproveite!

O relacionamento interpessoal é a maneira como você se relaciona com as outras pessoas e dentro das organizações. Quais são os pilares para este tipo de relacionamento?

Relacionamento Interpessoal

Cada dia mais as organizações valorizam as chamadas competências sociais. Podemos elencar uma série de competências. O autoconhecimento é uma competência extremamente exigida e valorizada. É o fato de você se conhecer e conhecer o impacto que as suas atitudes causam no outro.

Além do autoconhecimento, a gente pode elencar a ética. É fazer o que é certo e justo, sem passar por cima de ninguém e nem desrespeitando aquela pessoa.

Outra competência que é muito valorizada é a assertividade. A maneira como você se coloca de forma clara e precisa. Isso também é muito valorizado.

Além disso, a cordialidade é muito importante e uma coisa super simples. É mostrar interesse pelo que o outro está falando, interesse pela outra pessoa, um interesse sem pensar em nada em troca. Isso é uma coisa super importante também, na hora em que o trabalho em equipe deve ser incentivado.

Um dos principais motivos do sucesso no trabalho em equipe é a maneira como ele é gerido, ou seja, os líderes. Uma dica aos líderes é que estejam atentos aos perfis que fazem parte da sua equipe e estejam atentos ao canal de comunicação que você estabelece com eles. Abrir espaço para isso é muito importante.

Quais são as maiores dificuldades para se alcançar esse relacionamento?

A ausência dessas competências e não trazer para o seu dia-a-dia essas mesmas competências prejudicam o trabalho em equipe.

Como se precaver das falsas amizades dentro do trabalho?

A gente sabe que isso atrapalha muito e prejudica até a própria empresa, dependendo da situação. A dica é não dar muita importância a essas questões e focar no trabalho, focar no que você tem que fazer e focar em resultados.

As relações de trabalho não necessariamente são relações de amizade, mas tem que ser baseadas no respeito. Se faltou respeito, então você não consegue estabelecer uma relação.

É importante que a gente pense nisso. Tem que ter respeito!

Veja também: