O Que é e Qual a Importância da Black Friday

Você sabe o que é e qual a importância da Black Friday para o comércio em geral? Descubra neste vídeo bem interessante algumas coisas que você provavelmente não sabia!

Você vai entender o que é a Black Friday e por que ela é tão importante para o varejo!

Você já viu a cena de muitas pessoas esperando na porta de uma loja para entrarem e poderem comprar produtos com bastante desconto? Então, essa cena normalmente acontece na Black Friday. Ela é uma data famosa nos Estados Unidos e que acontece toda sexta seguinte ao Dia de Ação de Graças, que é na quinta-feira da quarta semana de novembro.

Mas, como essa data foi trazida para o Brasil? Aqui, a primeira Black Friday que a gente fez foi em 2010, mas a gente teve adesão de poucas lojas. Com o tempo, o dia foi ganhando mais relevância e a gente criou a cultura de Black Friday no consumidor brasileiro.

A Black Friday foi, cada vez mais, se consolidando como um dia que o cliente consegue comprar itens em promoção e com descontos muito fora do padrão dos praticados nas demais datas promocionais do ano.

O Que é e Qual a Importância da Black Friday

É um dia de muita oportunidade para a venda de diversas categorias porque o consumidor aproveita para adquirir o item com desconto e acaba comprando outros. Por exemplo, um cliente que comprou um computador com desconto pode se interessar por um mouse, um teclado ou outros itens complementares – até mesmo um produto que ele não compraria, mas estão na sua lista de desejo.

O público principal da data são aqueles clientes que compram por oportunidade ou que estão se preparando para o Natal adiantando as compras de presentes. Por causa disso, os clientes esperam ter os produtos em casa antes do dia 24 de dezembro, o que é um ponto de atenção para todos aqueles lojistas que vendem online.

É importante lembrar que a data não se resume só à sexta-feira. O varejo aproveita a chance de manter o potencial de vendas durante o fim de semana todo até a segunda seguinte, que é a Cyber Monday – outra data que importamos dos Estados Unidos e é focada na categoria de tecnologia.

Hoje, os varejistas conseguem aproveitar para vender todos os tipos de produtos da meia-noite de quinta para sexta até às 23h 59m da segunda, já que essas duas datas – a Black Friday e a Cyber Monday – ficam praticamente emendadas uma na outra, criando uma espécie de evento único.

Para você ter uma ideia do potencial da data, só na B2W, as vendas da Black Friday de 2018 geraram um resultado equivalente a um mês e meio de vendas.

É uma oportunidade muito grande para todo o varejo, tanto para quem compra, quanto quem vende na data.

Veja também: