Por que Maio é o Mês das Noivas?


O mês de maio é considerado o mês das noivas. Mas, porque maio é o mês das noivas?

Qual mulher nunca sonhou ou planejou o casamento? Se não todas, certamente, a maioria já se pegou pensando no grande dia.

São tantas coisas! É vestido, convite, padrinho, flor, igreja, festa, lembrancinha, lista de convidados, lista de presentes, chá de panela, fotógrafo…

Tudo indica que seja uma tradição importada do hemisfério norte. Lá a primavera atinge sua plenitude. Por isso, a chegada da primavera é celebrada com festa e muitas flores, homenageando a natureza que floresce.

Ao longo do tempo, esses elementos foram associados a celebração do amor no casamento. E, como flores lembram a feminilidade, o mês de maio além de ser dedicado ao mês das noivas, passou também a ser considerado o mês das mães e de Maria.

Mês das Noivas no Brasil

Porém, aqui no Brasil parece que a tradição está ficando apenas na teoria. Maio + casamento é igual a tradição. No censo de 2014 divulgado pelo IBGE, mais de um milhão de casamentos foram realizados durante o ano todo.

Um milhão! E dezembro, foi o mês que os brasileiros mais disseram sim um para o outro!

Isso porque muitos casais aproveitam para emendar as férias com a lua-de-mel. Além disso, muita gente conta com a entrada do 13º salário para dar aquela ajudinha nas despesas com o casório.

Até na Europa, maio não é mais um consenso. Por lá, junho é o mês preferido. Já os norte-americanos fazem de tudo pra celebrar a união perto do dia dos namorados, o famoso Valentine’s Day, comemorado dia 14 de fevereiro.

Agora, você já sabe por que maio é o mês das noivas!

Gostou? Compartilhe o artigo nas redes sociais com todos os seus amigos. Eles vão ficar surpresos quando souberem desta curiosidade sobre o mês das noivas!

 

Veja também: